Batismo Havaiano


Dez mandamentos de um surfista em sua primeira temporada no Hawaii
Todo surfista que se preze já foi ou sonha em ir para o Hawaii. No lado norte da ilha de Oahu estão algumas das condições mais radicais para a prática do esporte no planeta. As ondas podem ficar gigantes, são fortes como em nenhum outro lugar do mundo e o crowd é insuportável nos picos mais famosos. Por isso a primeira viagem ao Hawaii é um batismo e existem algumas regras que farão você se dar bem
1 – Esteja em sua melhor forma física. No North Shore você enfrentará as condições mais exigentes de sua vida. Nadar no mar é o exercício mais adequado.
2 – Leve pranchas de acordo com sua habilidade. De nada adianta levar uma gunzeira 10 pés se você não vai encarar Waimea com 20 pés.
3 – Antes de entrar na água, analise o mar com calma. Verifique a direção do vento e da correnteza. Localize os locais mais seguros para entrar e sair da água. Confira o tamanho das ondas e veja se está realmente disposto a encarar.
4 – Fique atento para as mudanças nas condições para o surf: o Hawaii é o lugar onde as ondas aumentam mais rapidamente no planeta. Acompanhe as previsões pelo jornal, televisão e internet, ou ligue para o telefone 9736114, com informações da famosa bóia que mede os swells.
5 – Na dúvida, escolha uma prancha um pouco maior. Pode ser a diferença em fazer ou não aquele drop radical, além da garantia de um número maior de ondas surfadas.
6 – Mesmo em mares crowd, respeite as leis de prioridade do surf. No caso de confusão, se você estiver errado peça desculpas. Se estiver certo reme para longe do encrenqueiro, sem lhe dar ouvidos.
7 - North Shore tem mais de 30 picos diferentes. Não deixe de cair em Sunset e Pipeline, mas procure também um pico para surfar sem crowd.
8 – Use sempre cordinhas novas ou em ótimo estado de conservação. A cordinha deve ter um comprimento mínimo do tamanho do mar que você vai surfar.
9 – Se a cordinha arrebentar ou você prender a prancha, não se desespere. Nade sempre pela espuma das ondas em direção à praia, nunca pelo canal.
10 – Em caso de dúvida converse com algum surfista experiente. Se você não falar inglês, procure um brasileiro; você encontrará vários surfando todos os dias

Nenhum comentário: